Desde o lançamento em 2017, a Triologia N. Sane de Crash Bandicoot tem sido um sucesso de vendas em todo o mundo, ganhando ampla aclamação da crítica e arrebanhando receita total de mais de US $ 500 milhões. O jogo, que combina três títulos clássicos da série em um pacote remasterizado, é um exemplo fantástico de como os jogos clássicos ainda podem ter um enorme impacto nos jogadores modernos.

Para aqueles que não estão familiarizados com a série, Crash Bandicoot é um jogo de plataforma com um herói protagonista do mesmo nome. Lançado originalmente em 1996 para PlayStation, ele se tornou um enorme sucesso, gerando muitos sequências e muitos jogos spin-off ao longo dos anos.

A Triologia N. Sane, lançada 21 anos depois, remasteriza três desses jogos - o original Crash Bandicoot, seu sucessor, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, e o terceiro jogo, Crash Bandicoot: Warped. As atualizações não só oferecem gráficos melhorados, mas também uma variedade de melhorias de jogabilidade e ajustes opcionais de acessibilidade.

O sucesso da Triologia N. Sane de Crash Bandicoot tem sido enorme, com mais de 10 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Esse número cresceu como resultado de um lançamento multiplataforma - o jogo foi originalmente lançado exclusivamente para PlayStation 4, mas em 2018 foi lançado para Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Uma grande parte do sucesso do jogo pode ser atribuída aos saudosistas da série original, bem como aos jogadores mais jovens que tiveram pouca ou nenhuma experiência com os jogos da série. Muitos jogadores mais velhos voltaram por causa da nostalgia e foram recompensados por uma atualização moderna, enquanto os jogadores mais jovens foram atraídos pelos novos visuais e pela mecânica de jogo clássica.

Mas é importante não subestimar o valor agregado da acessibilidade. A inclusão de um modo mais fácil e o aumento do controle do jogador nas configurações da câmera foram apenas alguns dos ajustes que tornaram este jogo mais acessível para um público mais amplo.

O sucesso da Triologia N. Sane de Crash Bandicoot ressalta a importância de manter clássicos vivos por meio de atualizações modernas e acessíveis, e o impacto que eles podem ter em jogadores de todas as idades. É seguro assumir que veremos mais e mais jogos clássicos sendo remasterizados à medida que os desenvolvedores tentam aproveitar a nostalgia e o apelo duradouro desses títulos.